O nível de desemprego apurado em junho pelo IBGE foi o segundo menor dos últimos oito anos e o mais baixo constatado no mesmo mês. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego, 7% da população economicamente ativa estava desempregada, no mês passado, nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. A taxa de junho foi inferior à de maio (7,5%) e à de junho do ano passado (8,1%). Parte da redução é atribuída ao período de férias no meio do ano, quando menos pessoas procuram emprego.
"Os resultados de junho mostram que os dados, quando comparados com 2008, são mais favoráveis. Nosso nível de ocupação está maior, desocupação mais baixa, rendimento maior, percentual de geração de postos ainda maior”, resumiu o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo.

O IBGE estimou em 7,3% a taxa média mensal de desemprego no primeiro semestre deste ano. Em 2009, no mesmo período, a média chegou a 8,6%.

O número de trabalhadores com carteira assinada aumentou em 670.000 no primeiro semestre. Agora são 10,2 milhões nas regiões pesquisadas.

Já o rendimento médio dos trabalhadores em junho deste ano foi 3,4% superior ao obtido em junho de 2009. A renda aumentou quase 15% em Recife, mais de 9% em Porto Alegre, 6,5% no Rio, 4,2% em Salvador e 1,6% em Belo Horizonte. Em São Paulo, não aumentou nem diminuiu.

Brasília Confidencial

0 comentários:

Postar um comentário