A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, assumiu ontem três compromissos com os empresários brasileiros: situar a economia do País entre as mais ricas do mundo e crescer de forma sustentável a taxas elevadas; melhorar a renda/ per capita/ com distribuição de renda de forma definitiva e permanente; e eliminar a miséria e a pobreza. A ex-ministra e outros presidenciáveis participaram de sabatina realizada pela Confederação Nacional dasIndústrias (CNI).

Dilma reforçou que, se eleita, será possível cumprir o compromisso assumido. “Isso porque sabemos o que fazer e como fazer, porque já fizemos e temos a experiência comprovada de quem já realizou e que sabe que ainda falta avançar ainda mais”, afirmou.

Dilma enfatizou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva rompeu com anos de estagnação e desigualdade. “Criamos uma nova realidade, que é baseada em oportunidades”, acrescentou.


Outro compromisso assumido com os empresários foi com a criação do Ministério da Micro, Pequena e Média Empresa. “Essa pasta é estratégica para garantir a robustez da indústria. As políticas de crédito e os incentivos tributários para este tipo de empresas e indústrias precisam ser diferenciadas”, justificou.

Dilma Rousseff disse aos empresários que a política industrial brasileira precisa de três eixos para melhorar as exportações e a competitividade no exterior: desoneração tributária, financiamentodas exportações e, sobretudo, estrutura dos portos. Ela defendeu ainda que o Brasil exporte manufaturados e não apenas commodities. “Ninguém faz exportação de manufaturados sem política industrial. Uma coisa está ligada à outra. Isso significa, de forma simples, tudo que pode ser produzido no Brasil deve ser produzido no Brasil”, afirmou.

Durante o debate, ao ser questionada sobre a infraestrutura do país, a ex-ministra afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não é uma lista de obras. “O PAC foi um mecanismo concentrado de gestão de um lado e de outro. O governo federal usou o PAC para dizer aos poderes estaduais e municipais que o investimento está na ordem do dia”, afirmou.

Ela enfatizou que no PAC 2 o governo Lula mudou a visão de infraestrutura. “Voltamos para o eixo social e urbano. Vamos investir nas cidades brasileiras, priorizar saneamento, urbanização de favelas, drenagem e equipamentos urbanos – creches, escolas, saúde”, citou.

Dilma afirmou que a reforma tributária é essencial para melhorar a competitividade e permitir que o Brasil dê salto para o crescimento sustentável. Ela alertou, no entanto, que a reforma tributária não exclui ação pontual. A ex-ministra reconheceu que a situação tributária brasileira é caótica. “Ela onera todo mundo. Onera empresas e onera o governo. O ato de arrecadar fica caríssimo”, completou.

Fonte: Informes PT

0 comentários:

Postar um comentário