Ontem, durante a assinatura de contratos de financiamento com a Caixa Econômica Federal para obras de mobilidade urbana na capital, o prefeito Marcio Lacerda (PSB) disse que irá reapresentar o projeto de ampliação do metrô para inclusão no PAC 2. “Esperamos ter a definição do aporte até setembro e o modelo de gestão até o início do próximo ano. Temos que incluí-lo no PAC 2, o que é uma boa notícia”, afirmou.

Diante das indefinições, a prefeitura vai implementar na cidade o BRT – sigla em inglês para ônibus rápido de trânsito –, que é financeiramente mais viável que o metrô. O objetivo é deixar a capital em condições de receber a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014.

A Caixa liberou ontem R$ 1,023 bilhão para oito projetos de melhoria no transporte público em Belo Horizonte. Até 2013, serão instalados BRTs nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I, Pedro II, Cristiano Machado e na área central. Serão realizadas, ainda, obras de interligação viária entre a avenida Teresa Cristina e a Via do Minério, na região do Barreiro, e entre as avenidas dos Andradas e Cristiano Machado, na região Noroeste.

Belo Horizonte é a primeira das 12 cidades-sede a receber recursos do PAC da Copa. Segundo Lacerda, além do Anel Rodoviário – já incluído no programa federal –, a prefeitura vai tentar a inclusão do Rodoanel Norte no PAC 2.
Jornal O Tempo

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