A confança do consumidor brasileiro aumentou em julho e bateu o recorde dos últimos cinco anos na forma com as pessoas avaliam a sua situação econômica atual, segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

Nesse quesito, o índice atingiu 134,8 pontos, o maior patamar da série histórica, iniciada em setembro de 2005. No primeiro levantamento, a pesquisa desse item registrava 60 pontos. O limite máximo de pontuação é 200 e o mínimo é zero.

Quando a maior parte das respostas é positiva o índice fica acima de 100. Quando a maior parte das respostas é negativa, o índice fica abaixo de 100.

Além de medir a situação econômica do entrevistado no momento, a pesquisa também faz uma projeção do que a pessoa espera para o futuro (nos próximos seis meses).

Os entrevistados fazem uma avaliação sobre mercado de trabalho, inflação e crescimento da economia.

Com relação ao futuro, o índice atingiu 112,1 pontos, o maior patamar desde maio de 2008.

O índice geral de confiança, que é uma média entre a situação atual e a avaliação do futuro, subiu 1,1% em julho e alcançou 120 pontos, perto também de bater o recorde de 120,1 pontos, de março de 2008. Foi o quinto mês consecutivo de alta.

A pesquisa foi feita com 2.000 domicílios em sete capitais brasileiras entre 30 de junho e 19 de julho.
Uol

0 comentários:

Postar um comentário