O Ministério da Educação anunciou hoje uma melhora significativa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino e a aprovação dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio. Para os estudantes até o quinto ano fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6, superando a meta que era de 4,2. No mesmo período, nos anos finais do Ensino Fundamental, o índice passou de 3,8 para 4,0. Já para o Ensino Médio, o índice passou de 3,5 para 3,6.

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o sistema de educação do Brasil cumpriu as metas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “O que precisa ficar claro a população é que o Brasil estabeleceu metas rígidas de qualidade frente a um problema crônico de queda de qualidade que vivíamos. Durante quatro anos estamos cumprindo estas metas e em 10 anos vamos alcançar índices de países desenvolvidos”.

O que mais contribui para o bom resultado no Ensino Fundamental foi um o desempenho na Prova Brasil e no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Já no Ensino Médio a alta da aprovação dos alunos foi mais importante na composição da nota. Nos três períodos acompanhados pelo Ideb, houve aumento nas notas de Língua Portuguesa e Matemática.

Haddad explicou que se os índices do Ideb continuarem evoluindo nos próximos anos, é possível adiantar a meta de 6 pontos, prevista para 2021, em 5 anos. Ou seja, o Brasil terá um índice de educação comparada com os países mais desenvolvidos em 2016. O ministro explicou, porém, que é muito difícil manter esse ritmo de crescimento e que o esperado é que as metas – já consideradas ambiciosas, sejam cumpridas nos prazos estabelecidos.
Dilma na Web

0 comentários:

Postar um comentário