O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, comentou nesta terça-feira (29) a confirmação do Grau de Investimento do Brasil e a elevação da perspectiva de risco de neutra para positiva pela agência de classificação de risco Fitch Ratings. “Achei particularmente importante e nos deixou muito satisfeitos, porque dentro do Brasil nós temos visto um conjunto de analistas enxergando dificuldades fiscais. Nós que sempre dissemos que não existe”, disse Augustin.

Na avaliação do secretário, o reconhecimento da agência no momento em que a Europa apresenta dificuldades fiscais fortes reafirma que o Brasil está bem. “A revisão para cima se deve ao reconhecimento da verdadeira situação fiscal do País, que é boa, e do nosso crescimento econômico. O Brasil resistiu melhor à crise internacional do que outros países, e as agências de risco analisam isso em profundidade”, observou.

Conforme a Secretaria do Tesouro Nacional, a Fitch Rating avaliou a resistência demonstrada pelo País no contexto de crise global, assim como o bom desempenho da economia brasileira, resultados de políticas macroeconômicas prudentes.

Outros pontos de destaque ressaltados pela Fitch foram os regimes de metas de inflação e câmbio flutuante, a solidez das contas externas, a estabilidade do setor financeiro, o desenvolvimento da classe média e as boas perspectivas para investimento no País.
Ministério da Fazenda

0 comentários:

Postar um comentário