O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, assinou nesta segunda-feira, 31, em Porto Alegre (RS), acordo de cooperação entre o ministério, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Ministério do Turismo (Mtur). Através do convênio, o ministério do Desenvolvimento Agrário vai disponibilizar R$ 3 milhões para desenvolver ações conjuntas para identificar, promover e fortalecer a inserção dos produtos da agricultura familiar na atividade turística do Brasil, em especial durante a Copa do Mundo de 2014. Trata-se do projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.

De acordo com o Sebrae-RS, responsável pela execução do convênio em todo o Brasil com a rede Sebrae nacional, ainda na primeira quinzena de junho será aberto o primeiro edital do projeto. “A agricultura familiar hoje deve ser vista pela sociedade brasileira com outro olhar. É o segmento mais produtivo e diversificado, com presença em cerca de 10% do PIB nacional, 70% do alimento que é consumido no Brasil é produzido pela agricultura familiar, que possui uma grande diversificação na sua produção. Este projeto se insere nesta visão da produção sustentável e da ressignificação da agricultura familiar brasileira”, declarou o ministro Guilherme Cassel na abertura da cerimônia.

O projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. A parceria MDA e Sebrae inclui um conjunto de ações que visa identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística de forma a oferecer ao turista serviços e produtos da agricultura familiar focado principalmente nas 12 capitais brasileiras que serão sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Com abrangência nacional e foco nos estabelecimentos freqüentados por turistas durante o mundial da Fifa – hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato - , o programa prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e do mercado potencial para os produtos oriundos da agricultura familiar. “O trabalho em parceria entre o MDA e o Sebrae permite agregar valor ao produto comercilizado, permite qualificação tecnlógica, o que melhora a renda e qualifica o trabalho da agricultura familiar”, explicou o presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, que também participou do lançamento do Programa.

Leia aqui a matéria completa

Ministério do Desenvolvimento Agrário

0 comentários:

Postar um comentário