Em pronunciamento em rede de emissoras de rádio e televisão na semana passada, o presidente Lula destacou o momento de retomada de emprego e trabalho que o País vive e os avanços sociais obtidos desde o inicio de seu primeiro mandato, em 2003. Lembrou ainda que este será seu último pronunciamento como presidente da República para comemorar com a população o Dia do Trabalhador, que ocorre hoje, 1º de Maio, e que o atual modelo de governo está “apenas começando”.
“Algo me diz, fortemente, em meu coração, que este modelo vai prosperar. Sabe por quê? Porque este modelo não me pertence: pertence a vocês, pertence ao povo brasileiro, que saberá defendê-lo e aprofundá-lo, com trabalho honesto e decisões corretas”, disse. Ao dizer que o país tem condições de manter as taxas de crescimento ao redor de 5% ao ano, Lula falou que a inclusão social deve ser o grande motor do desenvolvimento para esse objetivo. “Este é o caminho que o Brasil aprendeu a trilhar nesses últimos anos. Estou seguro de que nada ou ninguém será capaz de nos afastar desse rumo.”
O presidente apresentou dados relacionados aos trabalhadores e ao Dia do Trabalho, data em que, conforme frisou, tem sido comemorado ano a ano “o aumento do emprego, da massa salarial, do salário mínimo, do crédito e do poder de compra do trabalhador”. Citou, para exemplificar, a queda na taxa do desemprego de 12,3% em 2003 para 7,2%; a geração de 12 milhões de empregos com carteira assinada e dos 24 milhões de brasileiros que, segundo ele, saíram da linha da miséria.
O presidente Lula destacou os bons resultados obtidos com programas como o Bolsa Família, que permitiu incluir milhões de brasileiros no mercado de consumo e fazer a roda da economia girar com vigor. “Deixamos de ser um país majoritariamente pobre. Hoje as classes A, B e C formam quase 70% da população”, afirmou.

Fonte: Informes PT

0 comentários:

Postar um comentário