Todas as 64,8 mil escolas públicas urbanas do País terão acesso a banda larga até dezembro de 2010 e 37 milhões de estudantes serão beneficiados, graças ao programa “Banda Larga nas Escolas”. A ação já conectou, até o momento, 42 mil escolas à Internet.
“Estamos beneficiando, até maio, quase 25 milhões de estudantes com internet rápida. Eles não terão mais aquela internet lenta que, muitas vezes, não consegue baixar um vídeo, que não consegue baixar muitos dados, nem trabalha bem na transmissão de voz, mas sim uma internet com um mega de capacidade”, explicou a pré-candidata à Presidência República, Dilma Rousseff, em seu programa diário de rádio.
Nas escolas localizadas em comunidades remotas da zona rural, indígenas, pesqueiras e quilombolas, já estão instalados onze mil pontos de internet banda larga e, ainda em 2010, esse número deve chegar a 14,9 mil pontos de internet.
A meta do recém-aprovado Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) é que, até 2014, todas as escolas rurais sejam beneficiadas. “É uma revolução nessa área em termos de acesso nas escolas e educação, essa combinação virtuosa”, classifica Dilma.
Os atuais laboratórios de informática nas escolas públicas estão sendo viabilizados com recursos do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).
Entre 2004 e 2009, 80 mil laboratórios de informática foram adquiridos, pois de nada adianta levar a conectividade se as escolas não possuírem uma infraestrutura mínima para que os estudantes possam usufruir dela. A previsão do MEC é que, no próximo semestre, todas as escolas públicas da rede básica de ensino estejam com seus laboratórios em pleno funcionamento.
Fonte: Dilma na Web

0 comentários:

Postar um comentário