Segundo maior colégio eleitoral do país, com 14,2 milhões de eleitores, Minas Gerais se constitui num desafio e tanto para o tucano José Serra. Lá, o PT venceu o PSDB nas duas últimas eleições presidenciais.

Em 2002, 4,9 milhões de eleitores garantiram ao PT, no primeiro turno, 53% dos votos válidos, mais do que o dobro dos 22% conquistados pelo candidato do PSDB, o próprio José Serra. No segundo turno, embora o eleitorado mineiro já tivesse escolhido o tucano Aécio Neves para o governo estadual, Lula conquistou 6,3 milhões de votos e derrotou Serra outra vez.

Em 2006, a maioria dos mineiros voltou a preferir Lula, dessa vez contra o tucano Geraldo Alckmin. Candidato à reeleição, Lula conquistou no segundo turno 5,1 milhões de votos – um milhão mais do que seu adversário do PSDB.

Agora, uma pesquisa realizada em março pelo PT confirmou a preferência do eleitorado mineiro pelo partido: 26% dos eleitores declararam apoio ao PT para as próximas eleições. Em segundo lugar ficou o PMDB com 6%, e em terceiro o PSDB com 5% das preferências. A mesma pesquisa mostra que, entre os eleitores que aprovaram o Governo Aécio, 66% apontaram o PT como o partido de sua preferência.

0 comentários:

Postar um comentário