O ministro da Fazenda também pediu cooperação dos empresários para recomporem margens gradualmente e evitar pressão inflacionária


O ministro Guido Mantega disse hoje que é um 'exagero' a estimativa de alta de 7% para o PIB do País neste ano e sugeriu que talvez haja interessados em uma alta de juros maior do que a necessário.

Para combater a inflação, o ministro acredita que é possível baixar os tributos certos. "Não queremos crescimento voluntarista, mas sustentável".

Ele pediu cooperação dos empresários no sentido de uma recomposição gradual das margens para evitar saltos de preços. Isso evitaria, segundo ele, a necessidade de um aperto monetário maior.

O ministro também voltou a ameaçar o empresariado com corte nas alíquotas de importação para gerar maior competitividade de preços no mercado interno. "Há vários instrumentos para baixar preços que não só juros", disse.

Mantega disse ainda ver necessidade de um estudo para desonerar o setor de energia, mas que essa questão cabe especialmente às esferas estaduais.

No que diz respeito ao déficit nominal, Mantega estima que ele ficará ao redor de 1,5% do PIB neste ano. Já o déficit da conta turismo deve ficar entre US$ 4 bilhões e US$ 5 bilhões em 2010.

Ricardo Leopoldo, da Agência Estado

0 comentários:

Postar um comentário