Virgílio Guimarães e parlamentares da bancada mineira no Congresso Nacional receberam homenagem nesta segunda-feira, 8/03, na reitoria da UFMG, do Fórum das Instituições Públicas de Ensino de Minas Gerais (Ipes) , pela apresentação de emendas orçamentárias que resultaram na liberação de recursos para as universidades do estado.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do Fórum das Ipes, Antônio Nazareno, reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e contou com a presença de dirigentes e representantes de 12 das 14 instituições de ensino superior públicas de Minas Gerais, incluindo o reitor Ronaldo Pena, da UFMG, e Clélio Campolina, eleito para o mandato 2010-2014.

Segundo Antônio Nazareno, desde 2004 a bancada mineira no Congresso já contribui com cerca de R$ 150 milhões em recursos para as universidades do Estado através das emendas parlamentares. “Graças a essas emendas conseguimos resolver muitos problemas orçamentários”, disse.

Entre 2006 e 2010, o número de vagas nas instituições de ensino público mineiras subiu de 15.274 para 30.141, enquanto a quantidade de cursos de graduação subiu de 281 para 490 nas universidades federais do Estado. “A expectativa é de que em 2012 haja 300 mil estudantes de graduação matriculados em instituições públicas no Estado”, comentou Nazareno.


Ao receber a homenagem, os deputados reafirmaram o compromisso com o ensino público de qualidade no Estado e prometeram continuar trabalhando em prol das universidades mineiras. Virgílio afirmou que no passado havia uma relação distante entre as universidades e os parlamentares. “Foi uma luta importante e bonita. Quando a relação é boa, as coisas acontecem”, disse, ressaltando que nunca houve politização ou manipulação das universidades, apesar da parceria.

0 comentários:

Postar um comentário