Minas Gerais terá, em 2010, o maior repasse de verbas federais da história. Serão R$ 877 milhões, sendo R$ 92,5 para projetos no Norte de MG. Entre as obras contempladas no orçamento da bancada mineira estão as barragens de Berizal e Congonhas. Virgílio comemora a viabilidade dos projetos que, graças à sua atuação, irão beneficiar milhares de famílias na região.

As barragens de Berizal e Congonhas serão responsáveis por abastecer dezenas de cidades e distritos do Norte do Estado.
Prevista para acumular 339 milhões de m2, a construção da barragem de Berizal servirá para o consumo humano de Taiobeiras, Berizal, Indaiabira, Ninheira, São João do Paraíso e Rio Pardo de Minas, além de permitir a irrigação de 10 mil hectares de terra, o que envolve mais de 120 mil pessoas.

Já a barragem de Congonhas, que acumulará 950 milhões de m³, beneficiará diretamente os municípios de Grão Mogol e Itacambira, mas também possibilitará a transposição de águas para o rio Verde Grande, além de abastecer a cidade de Montes Claros, solucionando de maneira definitiva o problema de abastecimento de água na cidade que está ameaçada de ter um colapso de fornecimento nos próximos 5 anos.

“A represa de Congonhas será a mais importante obra de Minas Gerais e terá a tríplice função de resolver o problema de abastecimento de água em Moc, auxiliar no processo de revitalização do rio São Francisco e, também do rio Jequitinhonha”, diz o deputado.

Com o processo de licenciamento ambiental praticamente concluído e a licitação já realizada, Virgílio acredita que em 2010 as obras serão iniciadas.

Matéria no Jornal de Notícias (leia aqui)

0 comentários:

Postar um comentário