De cada dez indústrias brasileiras, quatro devem fazer investimentos em capital fixo este ano, com o objetivo de ampliar a capacidade de produção. A constatação é da pesquisa Sondagem de Investimentos da Indústria, feita entre abril e maio deste ano e divulgada hoje (5) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O percentual (40%) registrado pela FGV é o segundo maior já apurado pelo estudo, feito desde 1998, perdendo apenas para os 50% registrados entre abril e maio de 2008. Segundo a FGV, o aumento de investimentos na capacidade produtiva está associado às boas perspectivas de crescimento do setor industrial.

Ainda segundo a pesquisa, 28% das indústrias farão investimentos com o objetivo de aumentar a eficiência produtiva, enquanto 18% visam a substituir máquinas e equipamentos. Já as empresas que afirmaram não ter programas de investimento para este ano somam 14% (o menor percentual da série histórica da pesquisa).


A Sondagem de Investimentos da Indústria também procurou saber o motivo dos investimentos feitos em 2009. Das empresas pesquisadas, 32% responderam que investiram para aumentar eficiência; 29% para aumentar a capacidade de produção e 21% para substituir e modernizar máquinas e equipamentos. Uma em cada cinco empresas informou não ter feito investimentos em 2009.


Agência Brasil
Imagem ilustrativa internet

0 comentários:

Postar um comentário