Virgílio Guimarães é um dos defensores da criação do Marco Legal da Economia Solidária para se estabelecer uma nova concepção econômica na sociedade brasileira.


O movimento para a criação do Marco Legal e a proposta de criação de um Ministério de Economia Solidária ganhou força na II Conferência Nacional de Economia Solidária, realizada em Brasília, entre os dias 16 e 18 de junho.
Na conferência, foi elaborada uma proposta de Projeto de Lei que cria uma Política Nacional de Economia Solidária já apresentada por uma comissão, eleita na conferência, à Frente Parlamentar da Economia Solidária na Câmara dos Deputados.

Para o deputado federal Virgílio Guimarães esse modelo é um marco no Governo Lula que valoriza o ser humano, com uma forma conceituada de produção praticada por associações e cooperativas que distribuem riquezas com justiça social e participação popular.

O lucro anual da economia solidária supera hoje R$ 7 bilhões de reais com mais de 1,6 milhão de pessoas envolvidas em 21.859 empreendimentos econômicos que produzem lucro mensal de R$ 653 milhões.

Essa é a radiografia geral dos programas de Economia Solidária criados e impulsionados pelo Governo Lula em todas as regiões do país. Os dados são do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária coordenado pelo Ministério do Trabalho.

O sistema mostra também que mais de 43% dos empreendimentos de economia solidária estão registrados na Região Nordeste. No Sudeste são 18%; no Sul 16%; no Norte 12%; e no Centro Oeste os demais 10%.

Foto: Renato Alves/Acervo MTE

0 comentários:

Postar um comentário