Moradores de áreas de risco às margens do ribeirão Arrudas, em Contagem, terceira maior cidade de Minas Gerais, receberam ontem, 01/04, 160 apartamentos construídos na primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC Arrudas. A intervenção acontece em uma das regiões mais afetadas por inundações e desmoronamentos no período das chuvas, e prevê a construção de 608 apartamentos de dois e três quartos para o reassentamento de famílias e a remoção de outras 235 para habitações já existentes. O programa também investe em obras de tratamento de fundo de vale do ribeirão, saneamento, recuperação ambiental e na implantação de sistema viário para melhorar o acesso à Belo Horizonte.


A Avenida Tereza Cristina, principal acesso entre Contagem e a capital, receberá quatro pontes, dois viadutos, uma trincheira e um viaduto ferroviário. Jardins, áreas de lazer e um Centro Comunitário também compõem o projeto de recuperação das margens do ribeirão. As obras de saneamento prevêem contenções, retificações, interceptores de esgotos e remanejamento das redes de água na região.


Com investimento de R$ 193 milhões, sendo R$ 159 milhões do governo federal e o restante dividido entre as prefeituras de Contagem, Belo Horizonte o governo do Estado, o PAC-Arrudas beneficia cerca de 300 mil habitantes da região. Aproximadamente quatro mil empregos serão gerados até o início de 2011 quando todas as unidades habitacionais e as obras de infra-estrutura e recuperação ambiental serão concluídas.

0 comentários:

Postar um comentário