A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, começa hoje a discutir com os presidentes das concessionárias de telefonia fixa a ampliação do programa de internet de banda larga nas escolas públicas rurais. Iniciado em abril de 2008, o programa Banda Larga nas Escolas já garante conexão gratuita à internet de 43.000 educandários urbanos, deverá atingir 65.000 até o fim deste ano, beneficiando aproximadamente 37 milhões de estudantes, e o governo pretende estendê-lo para 80.000 escolas rurais.

As empresas defendem que o atendimento às escolas rurais faça parte do Plano Nacional de Banda Larga que o governo está preparando e cujos princípios serão anunciados na segunda-feira, como parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As diretrizes do plano, contudo, serão detalhadas em reunião do presidente Lula com dez ministros, em 5 de abril.

Técnicos das operadoras dizem que a ampliação do programa de internet gratuita para as escolas rurais terá que vencer, especialmente, o desafio representado pela carência de infraestrutura, já que as escolas estão distantes umas das outras, em regiões onde ainda não há capilaridade da rede. As operadoras estimam que a ligação de uma escola rural com banda larga custará três ou quatro vezes mais do que a conexão de uma escola urbana. O atendimento rural deverá ser sem fio, utilizando transmissão por satélite ou radiofrequência, similar às da telefonia celular.


Fonte: Brasília Confidencial

0 comentários:

Postar um comentário